sexta-feira, 31 de outubro de 2008

"BLOGAGEM COLETIVA -IMPORTANDO FOLCLORE"

Esta é uma iniciativa do Ronaldo do Vida Blog.
É um tema bem polêmico e por isto mesmo muito
interessante.
Vamos ver se consigo expor um pouco o que penso!




Com toda esta histeria comemorativa referente ao dia de Halloween, sempre vem aquela perguntinha básica:
Porquê será que não comemoramos o "Dia do Saci"?
Quero deixar claro que não acho nada demais celebrar o dia de Halloween, mas para um povo que se diz "Patriota" e que "É brasileiro e não desiste nunca", preferir cultuar a celebração de outro país é um tanto estranho.
Talvez se decretassem feriado pelo dia do Saci, desse mais certo. Que tal?
Mas não quero entrar nesta polêmica. Acho que fica cada vez mais difícil não acabar mesclando as culturas, afinal vivemos em um mundo cada vez mais globalizado.
Acho também que não é por comemorarmos o dia de Halloween que deixaremos de lado o nosso "Cosme e Damião" (que diga-se de passagem, está cada vez mais esquecido) ou até mesmo se um dia pegar o dia de Saci Pererê.
Só não acho legal e diria até mesmo perigoso um país preferir adotar datas comemorativas que são importantes sem dúvida, para outros povos à comemorar nossas próprias datas.
Corremos o risco do nosso país perder a identidade.
Portanto meus amigos comemoremos o dia de halloween, mas com conciência que somos
brasileiros e devemos dar valor à cultura nacional!

Feliz Dia do Saci pra você!

Serena.

4 comentários:

LIno disse...

Pois Viva. Viva o Saci. Viva o Curupira. O Negrinho do Pastoreio e centenas de outras manifestações brasileiras autênticas.

Georgia disse...

O Saci foi bem lembrado. E tem alguém fazendo aniversário por aqui?

Parabéns entao.

Tudo de bom prá você.

Abracos

luzdeluma disse...

Eu não comemoro nem um nem outro. Não é tradição festejar dia de saci também no Brasil, é somente uma data comemorativa imposta por um político em 2005, então uma data que não existe dentro do calendário religioso. Não estou criticando isto, só acho que as nossas festas nacionais estão todas ligadas basicamente à religião. Se a igreja tivesse instituido isto, teria um outro valor. Eu preferia que este político tivesse feito uma homenagem a um folclorista, como Câmara Cascudo. Daqui a pouco teremos dia da Curupira, caipora, mula sem cabeça...Já não temos dia do folclore para festejar tudo isto?
Este é um ponto de vista particular. Também participo da blogagem.
Bom domingo! Beijus

YOKO disse...

Também fiz parte da Blogagem coletiva e agora dedico um tempo para ler as postagens de outros participantes. Concordo plenamente com suas palavras. Nada contra que se comemore e festeje culturas vindas de outros países, mas sem exagero!Levado muito à sério implica em comércio e aí a coisa parte pro outro lado,vc não acha? bjs

Aprendendo a Língua Japonesa

Blog Widget by LinkWithin