quarta-feira, 29 de outubro de 2008

"DIA NACIONAL DO LIVRO"


O dia 29 de outubro foi escolhido para ser o “Dia Nacional do Livro” por ser a data de aniversário da fundação da Biblioteca Nacional, que nasceu com a transferência da Real Biblioteca portuguesa para o Brasil.
Seu acervo de 60 mil peças, entre livros, manuscritos, mapas, moedas, medalhas, etc., ficava acomodado nas salas do Hospital da Ordem Terceira do Carmo, no Rio de Janeiro.
A biblioteca foi transferida em 29 de outubro de 1810 e essa passou a ser a data oficial de sua fundação.
Vivendo na era da informática, nos perguntamos: qual será o futuro do livro na era ditigal? Alguns respondem que as publicações da forma como as conhecemos irão acabar, outros dizem que não, que tanto as edições impressas quanto as eletrônicas vão viver lado a lado, sendo apenas uma questão de escolha do leitor. Ainda é uma questão.
Talvez a questão não seja tanto se o livro impresso vai deixar ou não de existir, mas de que valor será investido daqui a algum tempo. Maior ou menor?
Para quem curte ler, de forma online ou não, e que possui suas obras preferidas (aquelas de que não se desfaz nem morto!) separadas num espaço nobre de sua estante, é bom saber umas dicas de como conservar esses nossos amigos, os livros.

Aqui vão algumas:

*evite tirar o livro da estante puxando pela borda superior da lombada. Isto danifica a encadernação. A forma correta de pegar é empurrando os volumes laterais, retirando o exemplar desejado pelo meio da lombada;
*evite folhear livros com as mãos sujas;
*evite fumar, beber ou comer nas bibliotecas ou mesmo em casa, enquanto lê uma obra;
contato permanente com a luz solar faz mal à saúde do livro;
*evite largar os livros dentro do carro;
*evite reproduzir livros frágeis ou muito antigos em copiadoras;
*evite apoiar os cotovelos sobre eles

Vamos cuidar bem do nosso amigo O LIvro, pois ele é o nosso
Bem mais precioso!

Serena Flor.

3 comentários:

Priscila Lisboa disse...

Quem tem um livro nas mãos,nunca está só...

Eu nem sei o que seria de muá sem esse danado,sem as pessoas que dedicaram seu tempo,talento,imaginação para criar algo que ultrapassa tempos e gerações....

Vou na biblioteca hj beija tudu os livros rsrsrsrs...=)

Beijão Fada Flor!!

Ronaldo disse...

Dia 31 vem chegando, prepare-se para a blogagem coletiva!

"Junte sua mãe, seu cachorro e sua sogra
Traga todo mundo o coro vai comê!"

Grande abraço e estou no aguardo.

Ronaldo - Vida Blog

acqua disse...

Tinha lido em um outro blog que hoje era o dia do livro. Bem, eu sou suspeita porque vivo na companhia constante deles. Eles me permitem uma deliciosa forma de solidão. Abraços meus...

Blog Widget by LinkWithin